sábado, 12 de outubro de 2013

palmeira azul (Bismarckia nobilis)

A palmeira azul (Bismarckia nobilis) é uma planta originada de Madagascar.
Foi introduzida no Brasil no século XX. É considerada a rainha das palmeiras pela exuberância de sua beleza.

Palmeira-de-locuba (Chrysalidocarpus Lucubensis

Palmeira-de-locuba ou areca-de-locuba, é o nome
popular de uma palmeira da família das Arecáceas (ex-
-Palmáceas), originária de Madagascar. (VIDE). Tem cer-
ca de 15 metros de altura e cresce geralmente em toucei-
ras, raramente solitária.

O nome científico da palmeira-de-locuba pode ser:
- Dypsis Madagascariensis
- Chrysalidocarpus Lucubensis
- Chrysalidocarpus Oleraceus

Fênix - Phoenix roebelenii

com nomes comuns de tamareira pigmeu ou tamareira miniatura , é uma espécie de data de palma nativa do sudeste da Ásia, do sudoeste da China (província de Yunnan), no norte de Laos e Vietnã do Norte, (província de Dien Bien, província de Ha Giang, província de Cao Bang, Lang Son Província). [ 1 ] [ 2 ] O nome é às vezes erroneamente citada como roebelinii .

Phoenix roebelenii é um pequeno a médio porte, de crescimento lento delgado árvore crescendo a 2-3 metros (6,6-9,8 pés) de altura. As folhas são 60-120 cm (24-47 in) de comprimento, pinadas , com cerca de 100 folhetos dispostos em um único plano (ao contrário do relacionada P. loureiroi onde os folhetos em dois planos). Cada folheto é 15-25 cm (6-10 in) de 15-25 cm de comprimento e 1 cm de largura, ligeiramente inclinada, e verde-cinza na cor com pubescence scurfy abaixo.
As flores são pequenas, de cor amarelada, produzido em 45 cm (18 polegadas) da inflorescência . O fruto é um um centímetro comestível drupa se assemelha a um pequeno, fino de polpa

Palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis)

A palmeira-das-canárias cresce até aos 15 m de altura, com um tronco dotado de grande robustez e flexibilidade que atinge de 70 a 90 cm de diâmetro.
As folhas são largas frondes pinadas, atingindo até 6 m de comprimento, com de 80 a 100 folíolos em cada lado da ráquis central.
O fruto é uma drupa oval com 2 cm de comprido e 1 cm de diâmetro, que quando maduro é de cor amarela a laranja vivo. A polpa do fruto é comestível, embora demasiado fina e pouco açucarada para constituir um fruto interessante para consumo humano. Cada fruto contém uma única semente envolta por um tegumento lenhificado.

Buxo ou buxinho (Buxus sempervirens)

buxo ou buxinho (Buxus sempervirens) é uma planta da família Buxaceae, lenhosa, em geral arbustiva, com folhas inteiras e perenes, freqüentemente opostas, sem estípulas. As flores são de sexos separados e raramente estão em plantas diferentes, sendo monoclamídeas, com 4 tépalas, 4 estames epissépalos. O fruto é capsular, apresentando sementes com carúncula.

Buriti

O termo buriti é a designação comum das plantas dos gêneros Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum, da família das arecáceas (antigas palmáceas). Mais especificamente, o termo costuma se referir à Mauritia flexuosa, uma palmeira muito alta, nativa de Trinidad e Tobago e das Regiões Central e Norte da América do Sul, especialmente de Venezuela e Brasil. Neste país, predomina nos estados de Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão e Piauí, mas também encontra-se nos estados do Ceará, Bahia, Goiás, Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. É também conhecida como coqueiro-buriti, buritizeiro, miriti, muriti, muritim, muruti, palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu e carandaí-guaçu1